Por quê? (300) Mudança de estação

No outono as árvores ficam amareladas e liberam suas folhas

Cláudio Amaral

O tempo já está a mudar aqui em Ashburn, Virgínia, nos Estados Unidos. Mudando do Verão para o Outono, embora, oficialmente, a nova estação tenha data de chegada marcada para o dia 21 de setembro.

Quando aqui chegamos, minha Sueli e eu, no dia 8 de maio de 2012, este lado dos EUA – e em geral todo o Hemisfério Norte – estava em plena Primavera, a estação das flores, que começou no dia 21 de março e foi até o dia 20 de junho.

Foi um Verão dos mais quentes. As temperaturas passaram dos 40 graus centígrados. Por vezes chegaram aos 45.

Por consequência, tivemos tempestades fortíssimas. Poucas mas fortes, com chuvas e ventos que danificaram muitas árvores aqui pelos lados de Ashburn Village, onde estamos hospedados. Inclusive uma árvore linda que existia no quintal de nossa residência temporária e que caiu na noite de 29 de junho de 2012.

Na ocasião, registrei na minha página do Facebook: “Ventos de 128 quilômetros por hora atingiram Loudoun, Cascades e Sterling no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, na noite de sexta-feira, 29, por 45 minutos. A tempestade interrompeu o fornecimento de energia elétrica a cerca de meio milhão de residências, escritórios, centros comerciais, hospitais e escolas da região em torno da Capital, Washington DC”.

Igualmente, em São Paulo, onde vivemos há mais de 40 anos, o Inverno também foi rigoroso. Já não é mais e graças a Deus voltou a chover na Paulicéia na madrugada deste 28 de agosto de 2012, após 40 dias de estiagem.

Quando retornarmos ao Brasil, no dia 25 de setembro de 2012, chegaremos em plena Primavera, que tem início marcado para 23 de setembro.

Esperamos que a paisagem esteja parecida com a qual vimos quando aqui chegamos: muitas flores, muitos pássaros e um clima agradável.

Afinal, em países como o Brasil, em que prevalece o clima temperado, no Inverno as plantas ficam ociosas, na Primavera elas voltam a crescer, no Verão os vegeatais de médio e grande portes crescem e no Outono ficam amarelados e liberam suas folhas (como já começa a acontecer por aqui, nos EUA).

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

(*) Cláudio Amaral clamaral@uol.com.br é jornalista desde 1º de maio de 1968.

28/08/2012 14:13:25 (horário de Brasília)
28/08/2012 13:13:25 (horário de Ashburn Village, Virgínia, EUA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional