Por quê? (190) Vida nova


Cláudio Amaral

Foi colocando ordem em toda a minha vida, pessoal e profissional, neste finalzinho de 2009, que encontrei anotações, por exemplo, que nem mais sabia existir.

A entrevista que fiz com meu Amigo e Compadre Carlos Conde, por exemplo, cometida a partir das 18h25 do dia 20/5/2004, em função de um novo livro em gestação: Como e por que surgem os nossos jornais?

Junto a tal manuscrito, que já digitei e a ele mandei, encontrei um outro, de quatro páginas.

O título é Vida nova.

Nelas, ou seja, nas quatro páginas e sob esse título, me identifico em boa parte.

Outras partes, entretanto, desconheço por completo.

O manuscrito está datado, logo no início: 15/5/2004, 14h50.

A primeira frase é um enigma: “A vida nunca mais foi a mesma depois de 40+40”.

A segunda, também nada tem a ver comigo: “Muitos pedidos de entrevistas, todos negados”.

Na terceira, uma certeza, mas ainda assim enigmática: “Ele queria paz, sombra e água fresca”.

Ele? “Ele quem, cara pálida”, como diria meu Amigo Daniel Pereira, jornalista como eu e meu parceiro de tantas jornadas.

E assim segue o manuscrito, que, sim, tem a minha letra:

- Dinheiro? Sim, precisava de dinheiro, mas aquela não era hora de pensar em dinheiro. Era hora de pensar nos 40+40, de tirar lições da experiência, de olhar bem de frente para a família, de curtir a netinha.

Netinha? Mas minha querida e amada netinha, a Be(bê)atriz, só veio a nascer no dia 12/6/2007. E tem mais: em maio de 2004 minha filha Cláudia, a mãe dela, nem era casada.

Essa, entretanto, é uma outra questão. O que interessa, no momento, é decifrar o enigma do manuscrito que acabo de encontrar e que tem a seguinte sequencia:

- Ele queria ter tempo também para fazer as atividades que mais gostava: andar a pé pelo bairro onde morava desde 1971, visitar e conversar com os amigos, viajar de carro.

Nesta parte eu me identifico, sim. E na próxima também:

- Depois, talvez, ele fosse fazer algo que havia descoberto que gostava: ensinar. Ensinar com paciência, porque antes ele dizia que não tinha paciência para ensinar. Especialmente se tivesse que ensinar a mesma tarefa mais de uma vez. Agora, sim, estava disposto.

Nesta próxima, a identificação comigo é maior ainda:

- Queria escrever. Escrever, sim. Dar entrevista, não. Ele sabia bem o que os entrevistadores faziam com os entrevistados.

Tem mais. Mais manuscrito e mais identificação:

- Queria ler. Ler todos os livros que acumulara ao longo dos anos. Até reler alguns, como “Quem ama não adoece”, emprestado pela terapeuta.

Qual terapeuta? No manuscrito ela não está identificada, mas, se for a minha, ela se chama Marta Maria Peretti e neste momento deve estar em férias junto à família, em Presidente Prudente (SP).

- Queria terminar a leitura do livro sobre Barcelona, emprestado pela amiga Lucila (Cano?).

- Queria ler um outro emprestado da terapeuta: “O Romance”, de James A. Michener.

Queria mais, de acordo com o que leio agora no manuscrito de minha autoria:

- Queria sair pelo interior do Brasil ensinando tudo o que aprendera em 36 anos de Jornalismo, desde 1º de maio de 1968, quando fizera a primeira reportagem, em Adamantina (SP).

Essa parte tem tudo a ver comigo: Jornalismo, 1º de maio de 1968, primeira reportagem em Adamantina. Tudo a ver.

Mas, vamos em frente:

- Queria ajudar os amigos a vencer o desemprego, que atingia números fantásticos no Brasil: só em São Paulo, capital, eram mais de dois milhões no início de 2004. E muitos amigos dele estavam sem emprego, apesar das promessas de Lula e de Serra nas eleições de 2002: “Criarei mais de 10 milhões de empregos”.

“Criaremos como, cara pálida?”, perguntaria novamente Daniel Pereira.

Uma outra parte do manuscrito tem tudo a ver comigo, embora não possa garantir que sou eu o personagem da história:

- Queria estudar Teatro, um sonho desde a juventude, quando subiu ao palco do circo que todo ano era montado em frente à casa dele, em Adamantina.

Opa! Essa parte também tem tudo a ver comigo.

A seguinte, entretanto, me deixa em dúvida:

- Recebeu convite para fazer cinema.

Afinal, o convite que recebi em relação a “fazer cinema” se referia a um curta metragem, mais experimental do que profissional.

A próxima parte, então, é sonho puro:

- Escreveu um livro dos 40+40 e ganhou muito dinheiro. Fez muitas doações em segredo. Deu muitas entrevistas, finalmente. Deu conferencias, porque falar em público ele gostava desde jovem, na Seicho-No-Iê, em Adamantina. Viajou muito. O Brasil todo. Ficava horas respondendo perguntas da platéia. Só ia embora quando todos tinham feito perguntas. Dava autógrafos sem pressa, porque achava um desrespeito fazer isso às pressas, impessoalmente. Sempre escrevia o nome do solicitante e uma mensagem diferente, por menor que fosse o papel que lhe era apresentado.

Sonho. Sonho puro.

Por fim, algo que me parece real:

- Ia aos jogos do Corinthians. Insistia em ir, especialmente ao estádio do Pacaembu, porque lá reencontrava os amigos dos tempos de reportagens esportivas pelo Estadão (1970/75).

Diante disso tudo, eu fico a imaginar se não teria sido esse manuscrito uma tentava de misturar a ficção com a realidade.

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

(*) Cláudio Amaral clamaral@uol.com.br é jornalista desde 1º de maio de 1968, repórter, editor, professor e orientador de jovens jornalistas, palestrante e consultor de empresas para assuntos de comunicação empresarial e institucional.

31/12/2009 16:27:14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (441) – Cartas a Théo