Por quê? (394) – Corretor ortográfico e humildade

Essa é a imagem de capa do Clube do Livro

Cláudio Amaral

No início de Fevereiro de 2020 tive a felicidade de ser aceito num grupo do Facebook batizado como Clube do Livro (https://www.facebook.com/groups/151543198387081/).

E como ainda tinha dúvidas a respeito das regras do grupo, minha primeira postagem foi uma pergunta. Queria saber se poderia indicar um livro de minha autoria.

A reação foi imediata.

E nada agradável.

Por quê?

Porque um cidadão, certamente mais atento do que eu, me mandou outra pergunta: Sério que escreveu um livro? E escreveu “perguntar não ofender”(?).

De imediato senti-me como se tivesse levado um tapa na cara. Um tapa bem dado e doído. Mas, antes da reação seguinte, fui ler o que tinha escrito. E não é que o cidadão tinha razão. Muita razão. Até porque eu havia escrito mesmo “perguntar não ofender”, como se fosse um estrangeiro tentando falar o nosso idioma, o difícil Português.

Pensei em corrigir bem depressa a minha postagem, mas antes chegou, rapidamente, uma outra mensagem, felizmente em minha defesa: provavelmente, isso é o corretor, escreveu outra integrante do grupo, Thays Oliveira.

Fiquei feliz, é natural, mas de imediato respondi: Obrigado pela defesa... mas a verdade é que não foi o corretor, não... foi, sim, minha falta de atenção, que só o Anderson percebeu... agradeço a ambos... corrigido está... Boa noite...

Para minha alegria e satisfação, imensa satisfação, em seguida a minha defensora escreveu novamente, e me encheu de alegria: parabéns por sua humildade.

Pode ter alegria maior um cidadão que, como Belchior, vive a cantar: Eu sou apenas um rapaz/latino-americano/sem dinheiro no banco/sem parentes importantes/e vindo do interior (https://www.youtube.com/watch?v=7JY6CEFV1Yg).

Pode?

Pode, sim. Pode, com certeza, se tiver, como eu deveria ter tido, mais atenção para com os textos que escreve, ou, no caso, com os textos qu’eu escrevo.

Por quê?


Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?



(*) Cláudio Amaral (clamaral@uol.com.br) é autor dos livros Um lenço, um folheto e a roupa do corpo (2016) e Por quê? Crônicas de um questionador (2017). É Jornalista desde 01/05/1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (2003) e Biógrafo pela FMU/Faculdade de História/SP (2013/2015). É também voluntário da Pastoral da Comunicação Social da Paróquia Santa Rita de Cássia de Vila Mariana.


10/02/2020 12:41:22 (pelo horário de Brasília)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (441) – Cartas a Théo