Por quê? (418) – Virgínia Mordida

 


O livro Virgínia Mordida e a Autora Jeovanna Vieira

Cláudio Amaral

Um dos livros mais interessantes que li neste ano de 2021 foi Virgínia Mordida.

Trata-se do primeiro romance da Escritora Jeovanna Vieira.

Ela é capixaba, mas vive no Rio de Janeiro. É mulher preta, como gosta de dizer. E mãe de dois meninos, o Joaquim de 6 e o Bento de 3 anos, a quem ela se dedica com Amor e o maior carinho.

O gosto dela pela escrita começou cedo e ela sempre escreveu. Até porque é Jornalista por formação, como eu, que estou nesta labuta desde 1º de Maio de 1968.

Assim que terminei de ler Virgínia Mordida escrevi para a Autora pelo WhatsApp: Maravilha, Jeovanna. Maravilha. Jamais li algo assim, tão interessante, tão diferente. Parabéns! Siga em frente! Quero mais histórias assim.

Puxa-saquismo? Bajulação? Não, sinceramente, não foi essa minha intenção. Minha intenção foi incentivar e dar moral, cada vez mais, a uma pessoa que me convenceu de que tem potencial e deve seguir em frente nesta atividade.

Dedicar-se à carreira de Escritor/a não é nada fácil. Sei bem disso. Sei porque tentei por anos e anos publicar meu primeiro livro (Um lenço, um folheto e a roupa do corpo – SP, 2016). E só consegui depois de bater às portas de muitas editoras e colecionar negativas e mais negativas. No fim, e antes de desistir, resolvi fazer uma auto publicação.

Com Jeovanna Vieira foi um pouco diferente. Até porque ela teve pelo menos duas propostas para publicação dos textos que escreveu. Mas nenhuma a motivou. E, na falta de uma casa publicadora que a motivasse, ela optou por fazer a primeira publicação no formato ebook e via Amazon, que ofereceu a ela a oportunidade de participar do #PrêmioKindle. Assim, e se o livro dela for o vencedor, será editado e publicado pela Editora Record e distribuído em livrarias de todo o Brasil. Caso contrário, ela pretende procurar outras editoras.

Só quem está nesta vida, como Jeovanna Vieira e milhares de outros pretensos Escribas, sabe o quanto é importante tentar um lugar ao Sol como o #PrêmioKindle.

Mas, deve você estar a se perguntar: do que se trata o primeiro romance da Jeovanna Vieira?

Segundo ela, Virgínia Mordida é um romance baseado em fatos reais, que não pretende identificar personagens, apinhados de muitas histórias.

E quem é a personagem principal? A personagem principal é a violência.

Quando pedi que ela explicasse a razão dessa fala, Jeovanna respondeu: Por muitas vezes, na fase das leituras, as pessoas que tiveram acesso ao texto apontaram trechos que pareciam inverossímeis. Como se eu fosse capaz de criar uma fábula tão violenta quanto irreal. Não fui.

E acrescentou, a Autora de Virgínia Mordida: O professor Marcelino Freire, em uma aula que participei, provocou: “não faça nada pelo leitor, ele não vem, o leitor não vem”. Então, não vou supor que a leitora ou o leitor vá achar que há algo de exagerado no romance, porque a leitora ou o leitor não vêm.

Na tentativa de explicar mais e melhor o texto de Virgínia Mordida a Autora diz: Em todo caso, se alguém me encontrar nessa página inaugural, tudo que parecer fantasioso é real, e tudo que parecer real é referência básica de abusos - o trivial, aquilo a que estamos ambientadas e ambientados. Neste exercício, descobri que a violência se camufla também no absurdo, naquilo que quando pronunciado gera dúvida ao relato da vítima. “Quem faria isso?”

Assim como eu, outros Autores gostaram do primeiro romance de Jeovanna Vieira. E entre esses está a Escritora Jenny Rugeroni, Autora de O ano em que não choveu (Vicenza, 2021): Sim! Virgínia Mordida é muito bem escrito! Eu gostei da escrita dela.

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

(*) Cláudio Amaral (clamaral@uol.com.bré Católico Apostólico Romano, Corinthiano e devoto de Santo Agostinho e Santa Rita de Cássia. É autor dos livros Um lenço, um folheto e a roupa do corpo (2016) Por quê? Crônicas de um questionador (2017). É Jornalista desde 01/05/1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (2003) e Biógrafo pela FMU/Faculdade de História/SP (2013/2015).

02/10/2021 12:29:10 (pelo horário de Brasília)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional