Por quê? (433) – Sono e sonho

Rochelly César e o livro Profundo sono Esperado sonho

Cláudio Amaral


Daniel Gonçalves, autor do livro Kelly Para Sempre (@danielgoncalvesescritor), definiu com propriedade a pessoa da Escritora Rochelly César (@rochellycesar):

- Amorosa e muito amada, agarrada à família, determinada, questionadora e cheia de sonhos, ela traz muito de sua realidade à escrita, misturando seu mundo àquele criado nas palavras, dando asas à sua imaginação com a criação de personagens que poderiam muito bem fazer parte de sua vida real.

Pois foi exatamente essa a impressão que eu (@claudioamaral49) tive ao final da leitura do livro Profundo sono Esperado sonho, editado pela Viseu (www.editoraviseu.com) e que ganhei da Amiga Rochelly César.

Ela é uma Amiga a respeito da qual, confesso, conheço pouco. Até porque ela sempre foi uma Amiga virtual.

Sei apenas que ela é goiana de nascimento, bonita, simpática, elegante e competente.

Como autora, Rochelly César me encantou do começo ao final das 150 páginas de Profundo sono Esperado sonho.

A cada um dos 29 capítulos que ela escreveu e que eu li nos últimos dias, me intriguei e me encantei com a trama muito bem construída.

O romance vivido por quatro pessoas de uma cidade imaginária (João, a esposa Daniela, a garota Alice e o amigo Guilherme) é de uma riqueza inimaginável. Ou melhor: que só mesmo a mente privilegiada de Rochelly pôde imaginar e colocar no papel.

Cheio de detalhes, ricos detalhes, Profundo sono Esperado sonho nos cativa, encanta e prende a nossa atenção quando a autora descreve as vestimentas usadas pelos personagens, os lugares frequentados por eles e as paisagens, todas encantadoras.

Criei algo parecido no meu primeiro livro, o romance Um lenço, um folheto e a roupa do corpo (PerSe, São Paulo, 2016), mas nem de longe tive a felicidade que Rochelly César teve no minucioso trabalho que ele nos apresentou nesta obra.

Fiquei tão gratificado ao final da leitura, que pensei, mas não escrevi, que, se um doce fosse, Profundo sono Esperado sonho deveria ser como um sonho de valsa ou então um brigadeiro, que a gente come com água na boca, de tão gostoso que é.

Bem próximo dessa minha ideia é a descrição que encontrei no blogue Kênia Cândido (https://consumidoradehistorias.blogspot.com/), que escreveu: Profundo Sono Esperado Sonho contém um enredo divertido e a escrita da Rochelly é muito gostosa de apreciar

Obrigado, Amiga (ainda que virtual), Rochelly César, porque, com esse presente você conseguiu me fazer sentir bem mais feliz do que eu sou.

(*) Cláudio Amaral (claudioamaral49@gmail.comé Católico Apostólico Romano. Patriota. Autor do livro-biografia O Cabo e o Jornalista (José Arnaldo 100 Anos). É Jornalista desde 01/05/1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (2003) e Biógrafo pela FMU/Faculdade de História/SP (2013/2015).

21/11/2022 19:49:06 (pelo horário de Brasília)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (441) – Cartas a Théo