Por quê? (395) – Sobriedade

Cláudio Amaral

Sobriedade?

O que vem a ser sobriedade?

Foi o que me perguntei quando dei de cara com essa palavra, hoje, perto do meio-dia.

Estava ieu a subir a Rua Dr. José de Queirós Aranha, rumo à minha preferida agência dos Correios, na Rua Domingos de Morais, no Paraíso, quando dei de cara com essa palavra.

Ela, a palavra sobriedade, estava estampada numa camiseta azul usada por um cidadão de aproximadamente 60 anos.

Sobriedade?

O que vem a ser sobriedade?

Fiquei com essas duas perguntas até chegar em casa, na Aclimação.

Sim, poderia ieu ter usado meu celular para consultar um dicionário, mas, não o fiz. Até porque não uso celular quando estou em público. Só o faço em lugares seguros.

Sobriedade! Sobriedade!! Sobriedade!!!

Fiquei a repetir essa palavra até chegar ao meu escriptório e ter meios de pesquisar na Internet.

Pesquisei e descobri que essa palavra é um substantivo feminino e que significa qualidade, condição ou estado de quem ou do que é sóbrio. E mais: é própria de pessoas que têm moderação, temperança, equilíbrio.

Insatisfeito, fui em frente e descobri que sobriedade é, além da característica de sóbrio, é também comedimento, prudência, temperança; condição do indivíduo que não está alcoolizado; seriedade, reserva, recato ou cautela. E mais: singeleza ou simplicidade. Pode ser, ainda: designação de despretensão, humildade, modéstia.

Diante de tantas definições, ainda em frente ao Lenovo, o computador portátil que uso aqui no meu home office, fiquei a pensar: não é fácil ser uma pessoa com tais características; não é fácil ter sobriedade.

Pensei mais: será que o cidadão que vi hoje pela manhã no meu caminho tem sobriedade? Pensei mais: será que aquele mesmo cidadão tem ideia do que significa sobriedade? Será?

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

(*) Cláudio Amaral (clamaral@uol.com.br) é autor dos livros Um lenço, um folheto e a roupa do corpo (2016) e Por quê? Crônicas de um questionador (2017). É Jornalista desde 01/05/1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (2003) e Biógrafo pela FMU/Faculdade de História/SP (2013/2015). É também voluntário da Pastoral da Comunicação Social da Paróquia Santa Rita de Cássia de Vila Mariana.

14/02/2020 15:24:13 (pelo horário de Brasília)

Comentários

gabi disse…
Acrescento, ao passeio que você faz pelo vocábulo “sobriedade”, que a palavra vem do latim sobrius, formada por se (negação) + ebrius (bêbado). O sóbrio é o não-bêbado, aquele que não bebeu o vas vinarium (o copo de vinho), também chamado brias, até o fim. Não por acaso, me considero um ‘sébrio’... rssss
Cláudio Amaral disse…
Valeu, gabi (Gabriel Emídio). Boa noite e boa semana... Siga frequentando e comentando esse blogue...

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (441) – Cartas a Théo