Por que? (424) – Gratidão e Respeito



Cláudio Amaral

     Esses são os dois sentimentos que mais me tocam neste momento, pouco depois das 11 horas de uma manhã fria e chuvosa aqui pelos lados da Aclimação, na Capital paulista.

     E entre as pessoas a quem sou grato e respeitoso estão todos, mas todos mesmo, os meus Amigos e todas, mas todas mesmo, as minhas Amigas.

     Mas, como todos e todas pode parecer algo muito vago e distante, escolhi uma pessoa, um cidadão, um Amigo de longa data, mesmo que fisicamente distante: o Jornalista Gaudêncio Torquato.

     Conheci o Professor Torquato no final dos anos 1970, quando já havia deixado o dia a dia da reportagem no Estadão e me dedicava aos serviços jornalísticos de Assessoria de Imprensa na recém criada COMUNIC Comunicadores Associados S/C Ltda.

     O primeiro contato que tivemos foi numa das muitas salas de aulas em que atuávamos no famoso Edifício Gazeta, na Avenida Paulista, 900. Ele como um dos mais destacados Mestres do curso de Pós-Graduação e eu como um dos muitos alunos de Jornalismo Empresarial.

     Nos identificamos tanto, mas tanto, que num dia daquele 1978 (ou seria 1979?) eu saí da sede da minha empresa, na Rua Diogo de Faria, na Vila Clementino, ao lado do Colégio Pasteur, e fui me encontrar com o Professor Gaudêncio na sede da Proal, uma das mais importantes empresas de Assessoria Editorial, na Vila Mariana.

     Fui caminhando, de tão perto que estávamos. E a nossa conversa foi longa e produtiva. E ele, generoso como poucos, me recomendou todos os livros que eu precisaria para montar minha tese de Mestrado em Jornalismo Empresarial.

     O tempo passou, a vida correu numa velocidade maior do que era desejada por nós todos e nossos rumos se dividiram. Mas eu sempre fiquei de olho na trajetória do Professor Torquato.

     Voltei a vê-los na tela da TV Cultura, em 2018, onde ele atuava como comentarista de assuntos políticos.

     No dia 12 de Dezembro de 2018, incentivado pela Amiga Mônica Paula, mandei ao Professor Torquato um exemplar, o de número 128/2018, do meu segundo livro: Por quê? Crônicas de um questionador.

     Para minha surpresa, no mesmo dia ele apresentou o livro ao vivo, no Jornal da Cultura das 20 horas. E fez mais: me mandou parabéns pelo fato deu ter iniciado minha carreira como Jornalista no dia 1º de Maio de 1968, acrescentando:

     - Parabéns, Cláudio Amaral. Você começou sua carreira como Jornalista no mês do AI-5.

     Disse mais, o Professor Torquato:

     - Eu fico arrepiado com esse fato.

     O mesmo acontece comigo, Professor Torquato, cada vez que eu revejo aquela gravação. Como agora, neste mês de Dezembro de 2021, quando a minha Assessora Literária Monyque Evelyn escolheu sua fala para ilustrar minha página no Instagram e fez mais uma das muitas postagens que ela tem criado para lembrar a Amigas e Amigos que os meus livros estão à disposição na Amazon.

     Obrigado, Professor Torquato, pelas duras que você me deu no curso durante as aulas de Pós-Graduação em Jornalismo Empresarial na Faculdade Casper Líbero.

     Obrigado, Professor Torquato, pelos muitos incentivos que a mim dedicou. Entre eles o pronunciamento de três anos atrás, no Jornal da Cultura da noite.

(*) Cláudio Amaral (clamaral@uol.com.bré Católico Apostólico Romano, Corinthiano e devoto de Santo Agostinho e Santa Rita de Cássia. É autor dos livros Um lenço, um folheto e a roupa do corpo (2016) Por quê? Crônicas de um questionador (2017). É Jornalista desde 01/05/1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (2003) e Biógrafo pela FMU/Faculdade de História/SP (2013/2015).

31/12/2021 11:41:01 (pelo horário de Brasília)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional