Por quê? (347) – A importância de estudar História

Laurentino Gomes (com microfone) falou na Bienal do Livro, 
tendo ao lado o também Jornalista Jorge Félix

Cláudio Amaral

Jamais pensei que estudar História fosse tão importante. E se tivesse sabido antes, teria procurado voltar aos bancos escolares muito antes de 2013.

Foi naquele ano, precisamente no dia 1º. de fevereiro, que sentei pela primeira vez num banco da FMU, no Campus Liberdade, em São Paulo. E de lá pretendo sair apenas ao término do curso de Licenciatura em História, no final de 2015.

Escolhi História para voltar à faculdade porque gosto da matéria e desde então ouço cada vez mais gente falar que desejava estar fazendo o mesmo. E neste domingo (31/08/2014) minha alegria aumentou – e com isso a certeza de que estou a fazer o curso certo – quando eu e Sueli fomos à Bienal Internacional do Livro, no Parque Anhembi, em São Paulo, para ouvir o Jornalista Laurentino Gomes.

Ele é autor de três livros que já podemos considerar históricos: 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, 1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado e 1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil.

Ouvimos Laurentino – ex-editor executivo da revista Veja – falar dos seus livros e mais, muito mais, porque ele falou principalmente da importância de se estudar História. Para ele, “estudar História é fundamental, é a grande jornada e é a nossa jornada”.

Laurentino nos lembrou que a História tem personagens instigantes e não fica só nos protagonistas públicos, como imperadores e generais. A História – a nossa História – tem também os escravos anônimos de Minas Gerais, por exemplo, que não conhecemos.

Depois de dizer uma frase que meus Professores de História não se cansam de repetir – a História é uma ferramenta de construção de identidades –, Laurentino nos instigou ao dizer: A História da família real, por exemplo, tem caráter pitoresco. E disse mais: a sociedade que estuda História se conhece, porque olha para o seu passado.

Mais do que olhar para o passado, na opinião de Laurentino Gomes, a História tem a ver com o passado, o presente e o futuro. E tem a importante missão de nos preparar para o futuro.

Reforçando a importância da História como “um edifício que jamais acaba”, Laurentino lembrou que nossa História é permeada de rupturas. A primeira aconteceu em 1889, quando tivemos uma ruptura com o fim da Monarquia e o início da República, uma República monárquica, com homens fortes como Getúlio Vargas e os generais pós 1964.

A partir daí começou um processo de desconstrução de nossos heróis, como D. Pedro e Tiradentes. E seguiu-se uma longa série de mudanças de nomes de ruas. Tudo para apagar o nosso passado monarquista. E então os brasileiros foram chamados à construção coletiva da nossa nova História.

Saindo um pouco das questões históricas, Laurentino falou também de política e criticou aqueles, entre nós, que pregam o voto nulo nas eleições de outubro. Para ele, votar nulo é negar a conquista do passado, é esquecer a luta da sociedade brasileira pelo direito de todos nós exercermos o direito de votar, de irmos às urnas. Temos – segundo ele – que fazer escolhas, por pior que sejam os candidatos. Até porque ele entende que os políticos que estão no poder são, nada mais, nada menos, que uma representação da sociedade brasileira e que para melhorar a qualidade deles temos que começar por nós, individualmente, sendo mais honestos, sinceros e menos individualistas.

Laurentino não gosta de falar por hipóteses, mas fez um exercício e disse: se o Brasil fosse uma Monarquia até hoje, não seria muito diferente, porque os barões seriam os mesmos, ou seja, Renan Calheiros, José Sarney, Paulo Maluf e muitos outros que todos nós criticamos.

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

(*) Cláudio Amaral clamaral@uol.com.br é jornalista desde 1º de maio de 1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (Turma de 2003) e estudante de História na FMU/Liberdade/SP desde 1º. de fevereiro de 2013.


31/08/2014 21:55:14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional