Por quê? (375) – Diálogo no lago



Cláudio Amaral

- Bom dia, me disse, em Inglês, uma jovem senhora na manhã desta terça-feira (12/6/2018), dia em que minha netinha querida Beatriz está a completar 11 anos de vida.

- Bom dia, respondi, sem pensar, em Português do Brasil.

Ato contínuo, ela me disse:

- O senhor é do Brasil? Ou de algum outro país de língua portuguesa?

- Acertou em cheio, devolvi a ela, que vestia uma bermuda azul, camiseta branca e nos pés levava tênis cinza e meias amarelas.

- Sou do Brasil. São Paulo, especificamente, acrescentei. E estou aqui em Ashburn Village pela décima vez, visitando uma parte importante da família.

E ela me devolveu:

- Ah... São Paulo... Ah... Brasil... Se pudesse, viveria por lá, sempre.

Curioso como todo Jornalista, não perdi a oportunidade de perguntar:

- A senhora conhece o Brasil? Já esteve em São Paulo?

A resposta veio de pronto:

- Não. Bem que eu gostaria. Vivo em Sterling com meu marido, mas prefiro caminhar aqui, em torno desse lago que temos junto ao Sports Pavillion. Faço isso sempre que possível. Ou seja, quase todo dia. Até porque trabalho em casa, via Internet, dando aulas de Espanhol e de Inglês para gente de todo o mundo. Pessoas que vivem aqui ou que têm planos de vir para cá ou para qualquer outra parte dos Estados Unidos da América.

Pensando numa próxima publicação, livro ou crônica, emendei:

- E qual a razão dessa preferência pelo Brasil?

A resposta tardou apenas alguns segundos. Dois, no máximo:

- Tive um namorado de lá. E ele sempre me falou maravilhas do Brasil. Falou do clima quente na maior parte do ano. Contou das belezas naturais, como praias, florestas, campos, montanhas... Disse que o povo é amigável, cordial, solícito, gentil...

Sem perder tampo e oportunidade, indaguei:

- E dos políticos? O que ele disse à senhora a respeito dos políticos?

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

(*) Cláudio Amaral (clamaral@uol.com.br) é autor dos livros Um lenço, um folheto e a roupa do corpo (2016) e Por quê? Crônicas de um questionador (2017). É jornalista desde 1º de maio de 1968, Mestre em Jornalismo para Editores pelo IICS/SP (Turma de 2003) e Biógrafo pela FMU/Faculdade de História/SP (Turma de 2013/2015).

12/06/2018 15:59:00 (pelo horário da Costa Leste dos EUA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (441) – Cartas a Théo