Por quê? (111) Rumo a Adamantina


Cláudio Amaral

A viagem está devidamente planejada.

Sairei de São Paulo na manhã do dia 18 e voltarei no fim da tarde do dia 20.

Será a primeira vez que viajarei à minha cidade a convite.

Irei a convite do secretário municipal de Cultura da Prefeitura de Adamantina, jornalista Acácio Rocha.

Formalizado no dia 29 de julho pela professora Ana Luísa Antunes Dias, o convite inclui uma participação especial no 9ºCI.COM - Ciclo de Palestras de Comunicação Social.

A professora Ana Luísa é coordenadora do Departamento de Comunicação Social da FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas.

Minha participação, segundo ela, será das 21h às 22h30 do dia 19.

Durante esse tempo, eu falarei com os estudantes de Comunicação Social da FAI e terei oportunidade de lançar a segunda edição de “Meus escritos de memória”.

A primeira edição ficou pronta no final de novembro e foi apresentada ao público exatamente no dia 3 de dezembro de 2006, data do meu 57º aniversário.

Foi a primeira vez que eu me atrevi a publicar um conjunto de textos de minha autoria em formato de livro.

Um livro diferente, pois foi editado em CD.

A edição foi do meu Amigo e parceiro Marcello Vitorino, fotojornalista de primeira grandeza.

Vitorino fez a segunda edição, também, que me foi entregue por ele na tarde desta sexta-feira, 8/8/2008, em tempo de uma revisão geral, reprodução e preparação final para a viagem do dia 18.

Nessa fase final eu conto com a colaboração de Sueli Amaral, minha sócia em tudo o que eu fiz de bom desde o dia 15 de julho de 1969.

Em “Meus escritos de memória” eu relato minhas lembranças dos tempos de menino pequeno em Adamantina, Marília e São Paulo.

Morei e vivi por duas vezes em cada uma dessas cidades.

Lembro-me em detalhes os fatos mais importantes de minha vida em cada uma delas.

É isso, portanto, que divido com quem já me deu e também com aqueles que vierem a me dar o privilégio de ler minhas memórias.

Aos estudantes de Jornalismo, especificamente, lembro o início de minha carreira, a partir da primeira reportagem, no dia 1º de maio de 1968, em Adamantina.

Falarei com eles em pormenores na minha participação no 9ºCI.COM - Ciclo de Palestras de Comunicação Social.

Mas, sinceramente, pretendo muito mais dessa viagem.

Pretendo rever tanto lugares quantos me forem possíveis: as escolas em que estudei (o 1º Grupo Escolar, o Instituto Educacional, o Atheneu Bento da Silva, o Instituto Helen Keller), a casa em que morei, a rua em que joguei futebol, o Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo, os cinemas, os clubes, a sede da Seicho-No-Iê, a Matriz de Santo Antonio... ou pelo menos o que sobrou de cada uma deles.

Desejo conhecer e rever pessoas: o Acácio, a Ana Luísa, o Sabiá e o pessoal da Rádio Brasil (onde trabalhei), o professor Celso Alves Lima (que conheceu meu pai), o Chico Toffoli (que me enviou informações preciosas e que enriqueceram meus textos a respeito de Adamantina), o prefeito Kiko Micheloni, vereadores, a Carolina Galdino da Silva e o pessoal do Jornal da Cidade, o meu querido e inesquecível professor Fernando Chagas Fraga, o Sérgio Vanderlei e os colegas do Jornal Impacto e quem mais estiver vivo, morando na cidade e se lembrar de mim e dos meus tempos de menino e adolescente.

Se me for possível, darei uma passada rápida pelas cidades da região: Lucélia, Osvaldo Cruz e Tupã.

Estou muito feliz e ansioso por esta viagem.

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

8/8/2008 18:57:24 e 9/8/2008 09:14:25

Comentários

Unknown disse…
Inveja positiva, sim, sinto uma pontinha de inveja do jornalista em voltar à nossa querida Adamantina. Hoje, em Foz do Iguaçu, já estou há mais de 10 anos sem aparecer na cidade e confesso que a ansiedade para uma breve viagem me anima, para matar saudades de todos os velhos e leais amigos e, que sabe se nos colégios dos tempos áureos não estivemos juntos.

Desejo uma ótima e proveitosa viagem.

Abraços

Ronald Albanez
Olá Cláudio.

Meu nome é Bruno. Sou formado em História pela Unesp de Assis e concluo meu mestrado esse ano. Após acabar a graduação voltei para Adamantina e decidi montar um Blog na cidade. Convidei alguns articulistas da cidade e por lá debatemos algumas questões de relevância para a cidade e região.

Gostaria que vc passasse pelo Blog e, se possível, tecesse alguns comentários. Se houver interesse e disponibilidade quem sabe integrar o grupo de colaboradores???

Grande abraço

Bruno

www.agoraadamantinense.blogspot.com
Cláudio Amaral disse…
Prezado Bruno: por que o blogue está tão desatualizado?

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional