Por quê? (121) A vida


Cláudio Amaral

A vida é uma sucessão de fatos inexplicáveis.

Quando você acorda feliz, a felicidade te acompanha o dia todo.

Mas, no dia em que você não dorme bem e acorda de mau humor, o dia é sempre dos piores. Nada dá certo.

Quando você está com pressa ou com pouco tempo para fazer algo ou chegar a algum lugar, não se iluda: o tempo nunca será suficiente. Você sempre terminará sua tarefa depois do horário marcado ou chegará atrasado ao local para o qual se dirige.

Mas, se você estiver com tempo de sobra, o tráfego fluirá e você chegará ao seu destino com folga.

Se você está sem dinheiro, endividado, com as contas atrasadas, é líquido e certo: dificilmente alguém aparecerá para te ajudar, emprestar algum ou pagar aquela dívida que tem com você. O gerente do banco? Jamais conte com ele.

Agora, se o seu saldo bancário é bom, suas contas todas estiverem em dia, ninguém te dever dinheiro..., tenha certeza: os bancos – e os agiotas, também – correrão atrás de você para oferecer empréstimos e mais empréstimos.

Se você estiver bem empregado, sempre haverá alguém que lhe convidará para mudar de emprego, ganhar mais, ter mais benefícios e vantagens.

Entretanto, se você é mais um dos milhões e milhões de desempregados, trate de ir à luta, de sol a sol, porque ninguém, mas ninguém mesmo, ligará para lhe oferecer um trabalho, por mais humilde que seja.

Se a sua saúde estiver em ordem, nem mesmo uma dor de cabeça você terá.

Basta, no entanto, surgir uma mal estar e pronto: você começará a sentir dores de cabeça, de estômago, de intestino, no peito, nos braços, nas pernas...

Se o seu primeiro livro fizer sucesso, prepare-se: os convites choverão e você terá que estar bem disposto para entrevistas no rádio, na televisão, nos jornais, nas revistas..., para palestras em faculdades, no Rotary, no Lions, nas lojas maçônicas, nas paróquias da sua cidade... E, a partir daí, você pode escrever o que quiser, sem a menor preocupação com as idéias e a qualidade. Tudo fará sucesso.

Agora, se o seu primeiro texto não emocionar, não chamar a atenção, não mobilizar, não for comentado..., esqueça: ele pode ser o melhor de todos os seus textos que nada acontecerá.

Se você estiver bem alimentado, mais e mais convites surgirão para você almoçar e jantar nas casas de amigos e em bons restaurantes.

No entanto, se você estiver com fome e sem dinheiro para comer, ninguém será capaz de oferecer um único sanduíche de mortadela, que seja. Ninguém.

Se o seu seguro (seja ele qual for: de vida, do veículo, do imóvel...) estiver em dia, nada de ruim lhe acontecerá.

Mas, se você atrasar o pagamento um dia que seja, você corre um grande risco de bater o carro, de ter sua casa incendiada e, claro, de morrer e deixar sua família desamparada.

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?

28/8/2008 14:36:36

Comentários

Anônimo disse…
Cláudio é a lei da atração. Se vc está bem só atrai coisas boas - cuidado -, não se trata de bem materialmente falando. Vc pode só ter um ovo pra dividir com a família, mas se existir uma fé de que as coisas irão melhorar, não tem dúvida, aquele pedaço de ovo terá outro sabor, o da esperança. Fé é o que tudo muda. Baita abraço, aqui da roça, saudade, Marlene, a mãe da Lígia e da Mariana e patroa do Seu Pinor.

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional