Por quê? (233) Estou a ler “Uma breve...”


Cláudio Amaral

Ainda bem que escrevi que estava a escrever provavelmente a última crônica antes da minha internação no Hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, junto ao Shopping Paulista.

É que agora me surgiu a ideia de dizer que estou a ler “Uma breve História do Mundo”.

O autor é Geoffrey Biainey.

Ele é professor da Universidade de Harvard e da Universidade de Melbourne. Recebeu em Nova Iorque o International Britannica Award pelo excelente trabalho na disseminação do conhecimento em favor da humanidade. Foi membro de diversas comissões de relações internacionais. É um brilhante historiador, reconhecido pela forma elegante e envolvente de expor temas complexos. É autor de mais de 32 livros, sendo “Uma Breve História de Mundo” (A Short History of the Workd) um dos mais vendidos na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Já li dois capítulos até agora.

Ganhei esse livro do meus grandes amigos Laerte Oliveira e Fernanda Dabori, que outro dia veio me visitar por conta de minha cirurgia cerebral. Ela me disse que ele havia gostado muito.

Nos dois capítulos que li até agora ele relata um principio da história do mundo, há 22.000 a.C. E depois vem relatando, paulatinamente, como ele vê o surgimento do nossa planeta Terra.

Os capítulos que li são “Da África” e “Quando os mares começaram a subir”.

Estou gostando, para não dizer encantado, porque não gosto de me encantar à toa.

Mas estou encantando, é certo.

Creio que Laerte e Fernanda não me decepcionarão, de forma alguma. E que eles virão me fazer uma nova visita em breve (como na história do livro).

“Há dois milhões de anos, eles viviam na África e eram poucos”, escreveu na primeira frase do capitulo 1 “Da África”.

Isso me bastou para me prender a atenção.

Por quê?

Ah... e você ainda pergunta por que, caro e-leitor?


(*) Cláudio Amaral clamaral@uol.com.br é jornalista desde 1º de maio de 1968.


28/7/2011 17:18:54

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (299) Carteira de Habilitação Internacional