Por quê? (79) Capital ou Interior?

Cláudio Amaral

O que você prefere, caro e-leitor: morar na cidade grande ou numa pequena comunidade? Na Capital ou no Interior?

A razão da minha pergunta é simples (pra mim, pelo menos): conheço gente que jamais moraria em São Paulo.

Assim como tem conhecidos meus que nunca trocariam a Capital por uma cidade do Interior, nem pequena (como a minha querida Adamantina, a 600 quilômetros de onde vivo hoje), nem grande, como Campinas (85) e Ribeirão Preto (350 quilômetros do maior centro urbano do Brasil).

Eu vivo tranqüilamente (ou tanto quanto possível) em São Paulo desde 1971, ou seja, há mais de 37 anos.

Vivo aqui e daqui dificilmente sairei.

Vim para cá pela segunda vez em maio de 1971, quando São Paulo era bem menor do que hoje, mais tranqüila e mais segura.

O tráfego de veículos, então, nem se compara ao que vemos nestes conturbados dias finais de abril de 2008.

Fui me acostumando aos poucos e nem percebi o agigantamento da cidade.

Com a intimidade que ganhei em relação aos bairros e regiões que mais freqüento, senti-me cada vez mais familiarizado e seguro em relação a quase tudo que temos aqui.

Meus amigos e conhecidos do Interior, não.

Muito menos aqueles que sempre viveram em outras praças.

A maioria tem até medo de vir para a Capital paulistana.

Eles dizem que aqui é muito violento, caótico, complicado.

Mais ou menos aquilo que nós, paulistanos, pensamos em relação ao Rio de Janeiro e seus complicadíssimos morros e favelas.

Tudo, entretanto, é uma questão de costume.

Eu nasci em Adamantina, mudei com os meus pais, irmãs e irmão para Marília e de lá viemos para São Paulo, em meados dos anos 1950. Logo após a Copa do Mundo de 1958 voltamos para Adamantina e dez anos depois fui novamente para Marília, em seguida para Campinas e em 1971 para São Paulo.

Sempre me adaptei bem a cada cidade. Inclusive quando fui trabalhar em Campo Grande (MS), em 2004/5, e em Franca (SP), em 2005/6.

Desde a adolescência, entretanto, eu não tenho dúvida: minha cidade é São Paulo. Aqui eu já morava quando meus filhos nasceram (dois em Marília e dois em São Paulo), nesta cidade eu e Sueli os criamos, aqui nasceu e vive Be(bê)atriz, nossa primeira netinha.

Conheço razoavelmente bem essa cidade e daqui não pretendo sair.

Por quê?

Ah... e você ainda me pergunta por que?

29/4/2008 16:14:11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê? (111) Rumo a Adamantina

Por quê? (440) – A 15ª vez, uma das melhores viagens

Por quê? (439) – Os 101 anos de José Padilla Bravos